Imprensa


O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura objetiva a seleção e circulação pelo país de espetáculos teatrais de sucesso, com ingressos a preços populares, e desde sua primeira edição em 2009/2010 tem levado as melhores produções e grandes artistas às mais distintas platéias.
Nessa segunda edição 2011/2012 o Programa ampliou sua atuação especificando a seleção de espetáculos para a Infância e Juventude, usando dos mesmos critérios transparentes e democráticos de seleção para a escolha dos espetáculos.

A Sopa de Pedra de Tatiana Belinky foi um dos espetáculos para a Infância e Juventude selecionado nessa segunda edição do Programa Petrobras e visitará 10 cidades brasileiras das regiões Norte, Centro Oeste, Sul e Sudeste.

Uma das mais bem sucedidas produções de teatro infantil, A Sopa de Pedra, estreou em 1998 no Teatro Sérgio Cardoso e foi considerada pela crítica especializada “um dos melhores espetáculos do ano”. Ganhador do Prêmio Mambembe de Melhor Espetáculo e de Melhor Atriz para Gabriela Rabelo, recebeu ainda indicações pela APETESP ( Associação dos Produtores de Teatro de São Paulo) para melhor espetáculo, atriz, ator, ator coadjuvante, cenário e figurino, entre outras.

Nesses 13 anos de apresentações, A Sopa de Pedra manteve viva a proposta do Grupo Luz e Ribalta, de contar histórias através da obra de Tatiana Belinky, tendo participado dos principais Festivais de Teatro e de projetos das Secretarias de Cultura de São Paulo e do interior do Estado: Projeto Teatro Aberto, São Paulo é uma Escola, Escola Aberta, Toda Hora é Hora de Brincar, Recreio nas Férias, ProAC/SEC-SP, além de projetos da iniciativa privada: Campanha da Kombi, da APETESP, onde foi campeã em venda de ingressos, Projeto do Instituto Itaú Cultural, Mostra SESI de Teatro Infantil e apresentações nas unidades e eventos do SESC.

Convidada pela TV Ra-Tim-Bum, A Sopa de Pedra foi incluída entre os eventos especiais dos 40 anos da TV Cultura em 2009, e permanece até hoje na programação da emissora. Representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro del Caribe, do ITI/UNESCO, em Santa Marta, Colômbia e participou como convidado da Feira Internacional Literária de Tocantins, em Palmas, em 2011.

Aplaudido pelo público infantil, esse conto popular adaptado por Tatiana Belinky também encanta os adultos, tendo recebido elogiosas críticas da imprensa: “os atores dominam a cena com cantigas e interpretações precisas, para uma platéia absolutamente encantada” (Mônica Rodrigues Costa – Folha de São Paulo), “um conto popular com o talento de quem realmente conhece seu ofício e não precisa lançar mão de falsas modernidades cênicas para encobrir falhas de dramaturgia” ( Dib Carneiro Neto – Caderno 2 – O Estado de São Paulo), “tem música executada ao vivo e a direção de Antônio de Andrade que acentua sem exagero as nuances dos personagens” ( Pedro Autran Ribeiro – Jornal da Tarde).

A Sopa de Pedra tem cenário e figurinos do premiado Carlos Colabone e no elenco os atores Luiz Amorim, Níveo Diegues e Theodora Ribeiro, além da participação dos músicos Renato Comi e Erick Chica que executam ao vivo as músicas especialmente compostas por Renato Comi e Gésio Amadeu, para o espetáculo.

Duração: 50 minutos

O espetáculo é recomendado para maiores de 4 anos;
 

Contatos: Theodora Ribeiro –  email:  theodoraribeiro@uol.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem e opinião!