Tatiana Belinky

Nossa querida autora, que a partir de 2009 passou a ocupar a cadeira nº 25 da Academia Paulista de Letras.


Tatiana Belinky  nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 18 de março de 1919. Chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Nesta altura, Tatiana já falava russo, alemão e letão. Tem mais de 200 livros publicados. Embora russa, está radicada no Brasil há quase oitenta anos. 
Aos dezoito anos, após concluir um curso preparatório, começou a trabalhar como secretária-correspondente bilíngue, nos idiomas português e inglês. É provável que até em cartas comerciais Tatiana consiga semear a sua forma viva e sensível de ver a vida. Aos vinte ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou-o em seguida, quando se casou com o médico e educador Júlio Gouveia, em 1940. O casal teve dois filhos.
No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo na emissora. Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Pica pau Amarelo", de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi seguiria até 1966. Neste ínterim, Tatiana Belinky recebe seus primeiros prêmios como escritora.
Em 1972 passa a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais do estado de São Paulo, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil.
Finalmente, em 1985, Tatiana Belinky desponta como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 publica o primeiro livro: "Limeriques", pela editora FTD, baseando-se noslimericks irlandeses. A partir desta publicação, Tatiana passa a trabalhar fervorosamente sobre novas criações, chegando a escrever mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre  Prêmio Jabuti, recebido em 1989.
De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Diversos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros.
Nestes últimos anos, Tatiana Belinky tem também publicado livros de crônias e memórias.
Em 2010, no dia 15 de abril ocorreu a sessão de posse da Academia Paulista de Letras, passando a ocupar a cadeira 25 e tendo sido recebida pelo Acadêmico francisco Marins.
Ela foi um presente que a Rússia deu para o nosso país. 
É só ler os seus livros para concordar que é uma preciosidade termos, na nossa língua, uma autora que desenvolva a beleza da palavra como recurso de expressão aliada a uma visão de vida otimista e bem-humorada.




3 comentários:

  1. Vocês estão de parabéns!!! Que trabalho lindo esse de divulgar a arte! A arte da cultura, da leitura, do teatro, da música, da poesia, da linda Tatiana Belinky!!
    Não vejo a hora de conhecê-la!!
    Um grande beijo!!

    Luciene
    Profª do Colégio São Francisco Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciene, que bom receber você em nosso Blog!
      Muito obrigado! Ficamos orgulhosos com o seu comentário tão bacana. Você sabe que tem novidades com relação à Tatiana? Ela ficou muito animada com o trabalho de vocês. Entre em contato com a gente (e-mail da Theodora)! Um abraço de todo o Grupo e apareça sempre. Será sempre muito benvinda!
      O Grupo

      Excluir
  2. Olá sou a Jheniffer de Altamira Gostei Muiito da Peça e espero que vcs volteem ao Pará e irei recomendar a Peças aos meus amigos de Santarém Beijos e Abraços Á Todos e SUCESSO

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e opinião!