domingo, 19 de fevereiro de 2012

Altamirando...

O Stanislaw Ponte Preta, Sérgio Porto, tem um livro que se chama Primo Altamirando e Elas. Veio no sucesso de Tia Zulmira e Eu, ambos uma delícia. No nosso caso, altamirando é verbo mesmo. Vamos altamirar!!!!


Embarcamos com nossa troupe da Sopa para o Pará nesta segunda, bem cedinho. Não é fácil arrumar vôo pra lá, e não tem muitas opções de horários, então lá vamos nós no meio do carnaval pegar avião às sete da manhã.  Mas a ansiedade é tanta que  ninguém reclamou. A vontade é chegar. Conhecer esta cidade, que até pouco tempo atrás era a maior cidade do mundo. E não é força de expressão, não.

Altamira, no Pará, até 2009, foi o maior município do Mundo em extensão territorial, com uma área de 159 695,938 km², ultrapassando vários países como Portugal, Islândia, Irlanda,Suíça, entre outros.  Tem pouco mais de cem mil habitantes.
Se o município de Altamira fosse um país, seria o 91º país mais extenso do mundo, maior que Grécia e Nepal.
Se fosse um estado brasileiro, seria o 16º maior, um pouco menor que o Paraná e maior que o Acre e o Ceará.


É ali que está a "volta grande do Xingu", naquela riquíssima bacia hidrogáfica. Neste grande rio, com inúmeros afluentes, cachoeiras e lagos é onde será construída a Usina de Belo Monte. Essa hidrelétrica será a terceira maior do mundo, depois de Três Gargantas, na China, e Itaipu. A maior nacional, já que Itaipu é Brasil e Paraguai.

O grupo inteiro numa disposição e numa vontade indescritível. Estamos já daqui recebendo o carinho do pessoal de Altamira, e imaginando uma coisa muito boa. Nossas apresentações da Sopa vão ser nos dias 22 e 23, às 20 horas. Uma peça para toda a família.

Vamos que vamos!!!

2 comentários:

  1. Pessoal, olá e boa sorte nesse segundo dia de Altamira, também trabalhamos aqui desde Sampa nesse Carnaval, mas torcemos muito belo bom êxito de tudo. Altamira vai amar o sabor dessa Sopa e vocês jamais apagarão o Xingú de suas memórias...Bons trabalhos!!! Beijo a tds, Corinna

    ResponderExcluir
  2. LINDAS FOTOS E RICAS EXPERIÊNCIAS...VCS MERECEM!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e opinião!